quinta-feira, 4 de março de 2010

O corpo e suas linguagens




Segundo Renato Cohen em " Performance como Linguagem": A performance enquanto linguagem caminha por vários segmentos dentro da arte contemporânea a chamada art performance ( pg.19)

O momento atual da art performance está em pleno processo investigativo, assim como qualquer outro processo cultural e artístico. Nesse processo de investigação que envolve corpo, voz, espaço pode-se perceber outras linguagens artísticas  como: artes multimidiáticas, música etc . A tendência enquanto arte é fazer engajamento entre as partes e assim não compartimentar as várias linguagens. Segundo Artur Matuk pg.15. O corpo é um suporte artístico.
Na art perfomance o corpo está sempre presente, aderindo ao espaço, a platéia, pois esta  é  de suma importância no ato de concatenar as ideias no momento da própria apresentação.
Ainda segundo Cohen várias motivações podem levar a escolha do artista ao tema de seu trabalho como processos ideológicos, estéticos e até mesmo aspecto afetivos.
O corpo enquanto corpo é um objeto presente no espaço-tempo e em constante mutação e assim possui suas várias linguagens dentro do âmbito das artes cênicas como um todo.
Nesse festival podemos presenciar vários trabalhos, dentre eles Le Tourment de Kiko Andrade com adaptação de Luciana Campos e Andrade que abordaram o sujeito com seus desejos, loucuras e perda de identidade, a proposta segundo Andrade é mostrar o individuo em seus tormentos: amor, alegria, sofrimento, inserido em um contexto pós moderno.
Também no festival de apartamentos podemos observar as propostas de Mary Vaz em Instantâneo Integral,  segundo Maria Vaz sua proposta é investigar a carência que é ir mais além e penetrar no sujeito. Ainda segundo Vaz  seu processo "É parido por entre linhas, intervalos entre palavras e pensamentos, é - necessidades imediatas, porém provindas do espiríto-corpo". 
Concluindo Loucuras Conscientes não podemos nos esquecer  da proposta de Thaíse Nardim que com seu trabalho levou "Mel-o-drama ROOTS" . 
Perguntando para umas das pessoas que se apresentaram nesse festival recebi a seguinte reposta e que aqui concordo plenamente caro leitor: O festival é um momento de troca entre os artistas, um espaço de investigação da linguagem corporal"






fotos : Juliana Merengue  http://www.flickr.com/photos/jumerengue/

Um comentário:

Charlene Sadd disse...

TEXTO REVISADO

É isso aí KIKO, após um momento como o do festival é bom pararmos para pensar em tudo que vimos. São tantas cabeças, tantas ações, tantas motivações e caminhos diferentes para uma mesma linguagem, a da performance. Escrever sobre, é uma ótima ação reflexiva.

Merda para vc na sua jornada de artista!