segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O REFLEXO DA PÓS- HIPER MODERNIDADE



“A ciência não pensa.” A ciência e sua aplicação técnica seriam incapazes de pensar o ser, de pensá-lo fora da problemática do conhecimento e da consideração instrumental e operacional da realidade típicos do mundo técnico. Na verdade, o desenvolvimento de nosso modelo técnico e industrial é conseqüência precisamente do “esquecimento do ser” na trajetória da cultura ocidental". (MARCONDES 2005 p.267).

O Pensamento de Marcondes vem ao encontro de todo o caos em que o mundo comtemporaneo, ou como andam chamando por ai  pós-modernidade ou hiper modernidade se encontram, enfim nao importa os termos usados para denominar-mos uma época, o fato é que vive-se numa sociedade de máquinas, onde os grandes inventores da chamada industrialização não pensaram no caos em que  sociedade iria se tornar.
O  "Santo  Capitalismo" contribui e tanto para o chamado desenvolvimento mundial e econômico. Mas pensou-se  no individuo e na cultura?
Pindaro pensa que não, o ser humano não é máquina, não é objeto pronto, e é isso que assusta, por não ser objeto ele tem o poder de transfomação, e no mundo caótico, onde as imagens da tv são prontas, mastigadas para nossas crianças, o que o mundo irá se tornar? Isso assusta, muitos dizem em tendências do futuro.
Mas as têndencias estão fazendo com que nós objetos do capital, da sociedade do medo e do consumo caótico desenfreado, estão conduzindo o ser a perder a sua  própria identidade, enqauanto sujeito inserido no mundo.¹
E concordando com Marcondes, Pindaro reflete que a o processo dae industrialização, até mesmo o renascimento, onde descobre-se a razão e o homem é colocado acima de tudo, havendo assim a ruptura do mundo antigo (Razao x Religião).
Toda essas turbulências se analisarmos é o reflexo do homem moderno, pós-moderno hiper-moderno, ou sei lá que nome vão inventar para todo esse caos.
Realmente como afirma Marcondes (2005)  "A ciência não pensa".
__________________________________
1- tentou-se nesse paragrafo mostrar que na pós-modernidade o sujeito perde sua identidade.

Um comentário:

Nando disse...

Interessante construção. Não demonstra o método e a "realidade" (virtuais, obviamente), entretanto.